O brasileiro, inegavelmente, é um amante de pães. São vários tipos que temos a disposição, entre eles o pão sírio é muito tradicional no Oriente Médio. Aqui ele é conhecido também como pão árabe.
Este pão é um pouco diferente dos que estamos acostumados. Ele é redondo e achatado, possui suas partes que são unidas pela extremidades, como se fosse uma panqueca, mas formada por tuas faces ligadas pela extremidade e com o meio oco.
Acredita-se que este é um dos pães mais antigos do mundo e que se assemelha ao pão ázimo, que é retratado na Bíblia. No Brasil, o pão sírio é frequentemente usado como ingrediente do Beirute, que é um sanduíche que tem por recheio, carne, queijo, folhas, molhos e temperos.
A inclusão do pão sírio tem diversos benefícios, dentre eles o baixo valor calórico e por proporcionar saciedade. É um elemento de fácil digestão, quando comparado aos outros pães, por ter menor quantidade de açúcar e gordura.
Assim, o pão sírio é perfeito para quem quer emagrecer de forma saudável.
Como fazer o pão sírio?
A seguir, veja a receita do pão sírio:
- Ingredientes:
500g de farinha de trigo (para uma receita mais saudável, é possível substituir o trigo refinado por trigo integral);
2 colheres de sopa de açúcar;
2 colheres de sopa (7 gramas) de fermento biológico seco;
1 colher de chá de sal;
50 ml de azeite;
250 ml de água morna.
- Modo de fazer:
- Em uma tigela coloque a farinha e em cima adicione o sal, açúcar e fermento;
- Misture em e comece a despejar a água morna. Após tudo está bem misturado coloque o azeite e misture mais um pouco;
- Comece a sovar com as mãos até que a masse fique bem lisa. Se sentir que está dura, adicione mais água até que a massa não grude mais nas mãos;
- Após isso, divida a massa em 6 partes e deixe descansar por cerca de 20 minutos;
- Com a massa descansada, abra com um rolo. A massa vai ficar com cerca de 18 cm. Se você quiser menor, divida em 8 partes no passo anterior;
- Leve a massa aberta ao forno pré-aquecido com a temperatura ao máximo;
- Deixe assar até que a massa cresça e fique semelhante a um balão e esteja dourada;
- Tire em seguida e sirva como preferir. O pão sírio é ótimo para fazer sanduíches, beirutes ou shawarma.
A história do pão sírio e a chegada dele no Brasil
O pão sírio surgiu a aproximadamente 12 mil anos, na região da Mesopotâmia. Foi nesse período que o trigo começou a ser cultivado e incorporado na alimentação.
Mas, nessa época o pão sírio era bem diferente do que conhecemos, pois os antigos não usavam o fermento. Assim, os pães em duros e achatados, sendo preciso mergulhar eles na água para consumir.
Os egípcio descobriram em cerca de 1800 a.C como fazer o pão mais macio. Eles entenderam que deixando o pão umedecido por um tempo, a massa liberava gases, que faiam com que ele ficasse mais macio e gostoso. Essa descoberta fez com que eles incorporassem fermento para produzir pães, sendo a receita aperfeiçoada até chegar ao pão que conhecemos hoje.
Os pães chegaram ao Brasil por volta de 1880 quando os libaneses e sírios começaram a chegar no nosso país.
Após a I Guerra Mundial, o povo do oriente médio começou a perder territórios por conta da expansão do Império Turco-Otomano. Assim, a imigração para o Brasil foi mais forte.
Os sírio-libaneses passaram a ser uma presença forte no comércio e no setor de alimentação brasileiro. Desse modo, o pão sírio se popularizou nas receitas, pois fica bem com diversas combinações, seja frias ou quentes.