Quer saber qual o segredo para o pão caseiro ficar bem fofinho? Esse é um dos mistérios da panificação que costuma ser guardado a sete chaves, mas que hoje eu vou tentar te revelar aqui!
O fato é que existem alguns segredos e técnicas que ajudam a deixar o pão mais fofinho. Além disso, você verá que a escolha e a combinação dos ingredientes fazem toda a diferença. Fazer pães é indiscutivelmente uma arte e uma das maiores paixões do brasileiro.
Misturar todos os ingredientes com as mãos, sentir que a massa está ficando no ponto e sentir o aroma do pão recém-saído do forno é quase que uma terapia.
Hoje, vou te mostrar como a utilização de algumas técnicas dos maiores mestres da panificação pode te ajudar a fazer aquele pão caseiro fofinho que conquista todo mundo. Vamos lá?
4 dicas para deixar seu pão fofinho e delicioso!
1. Priorize a qualidade
Não adianta, se você quer um excelente, quase perfeito resultado, precisa escolher os melhores ingredientes. A qualidade de qualquer ingrediente que você utilizar está diretamente ligada à qualidade do seu pão.
Se você não escolher corretamente um fermento, por exemplo, pode não conseguir fazer um pão grande e bonito, pois não irá crescer o suficiente. Quanto mais fresco, melhor!
2. A proteína
Muita gente não sabe, mas a proteína presente nas farinhas de trigo é responsável por ajudar o glúten a se desenvolver e crescer a massa. Quanto mais sua massa crescer, mais fofinho ele ficará.
Dessa forma, fique de olho na composição da farinha de trigo, quanto mais proteína, melhor. Há algumas farinhas de trigo importadas que possuem mais de 9% de proteína, um número excelente para ajudar o seu pão a crescer como nunca! 😉
3. Utilize melhorador de pão caseiro
Já ouviu falar dos melhoradores de pão caseiro? Eles servem justamente para potencializar o desenvolvimento da massa, para que ela cresça melhor, tenha mais textura, aroma, sabor e coloração. Além disso, ajuda na durabilidade do seu pão, ideal para quem quer vender pão caseiro.
Outro ponto de vantagem no uso do melhorador é que você não precisa dispor de muito tempo para trabalhar a massa para que ela atinja o ponto ideal. Ela se tornará muito mais resistente e maleável, pronta para ir ao forno mais rápido.
Existem alguns melhoradores naturais como: lecitina de soja, o ácido ascórbico, os suplementos enzimáticos, a pectina e o próprio glúten. Já os artificiais são: o ácido cítrico e emulsificantes químicos.
4. Peneire os ingredientes secos
Assim como receitas de bolos, para fazer um pão caseiro fofinho você precisa peneirar os ingredientes secos como o açúcar, a farinha de trigo e o fermento, no caso o seco.
Isso porque esses ingredientes começam a empedrar, principalmente se você abre a embalagem e demora um certo tempo para utilizar o ingrediente. Ao peneirá-los, você deixa esses ingredientes mais soltinhos, que facilita para que a massa fique bem homogênea e cresça livremente.
Receita de massa básica de pão caseiro fofinho
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de leite integral morno
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de fermento biológico seco
- 1 ovo
- 1/3 de xícara (chá) de óleo
- 700g de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de sal
Modo de preparo
Primeiramente comece ativando o fermento para que ele faça um bom trabalho no crescimento do seu pão. A dica aqui é não deixar o leite ferver, pois se ficar muito quente pode matar o seu fermento. Dessa forma, seu pão não irá crescer.
Para ativar o fermento, coloque o leite morno em uma tigela, adicione a colher de açúcar e o fermento biológico em pó. Caso queira utilizar o fermento fresco pode usar normalmente.
Cubra a tigela com um pano e leve para descansar em um local fechado por 15 minutos. Após esse tempo, ele irá borbulhar. Isso significa que ele já está ativado.
Em seguida, nessa mistura do fermento, adicione o ovo, o óleo, parte da farinha de trigo e o sal. Mexa com uma colher até misturar bem. Vá adicionando o restante da farinha aos poucos até que você consiga sovar com as mãos.
Quando chegar no ponto, sove a massa por 15 minutos para que ela fique bem resistente e elástica. Tome cuidado para não adicionar farinha demais, pois assim pode deixar o seu pão duro.
Se por acaso adicionar farinha demais, você pode acertar a massa com um pouquinho de leite. 😉
Forme uma bolinha com a massa, coloque-a em um recipiente grande, cubra com um pano e deixe-a descansar em um local fechado por aproximadamente 1 hora. Após esse tempo, sove mais um pouco para retirar todo o ar e uniformizar a massa. Modele o seu pão como quiser e deixe descansar coberto em um local fechado por mais 30 minutos.
Em uma assadeira untada e enfarinhada, acomode o pão, pincele uma gema batida e leve para assar em forno preaquecido a 180º por aproximadamente 35 minutos ou até que ele esteja bem dourado.
O segredo do pão caseiro fofinho
Essa receita fica simplesmente maravilhosa e o segredo? Basta somente ter muita paciência, dedicação e um carinho a mais para preparar a massa. O truque é sovar bastante para que a farinha e todos os outros ingredientes façam o trabalho de desenvolver a massa.
Além disso, com essa receita, você pode ainda rechear seu pão como quiser, com ingredientes doces ou salgados. Imagine só quando esse pão sair do forno com aquela manteiga ou requeijão. Fica delicioso, não é mesmo? Gostou das dicas?
Então coloque literalmente a mão na massa e comece a fazer o melhor pão caseiro fofinho que você já experimentou!