O que passar em cima do pão antes de assar?

Hoje você saberá o que passar em cima do pão antes de assar para que ele fique com uma bela textura e aspecto profissional. Sabe aqueles pães douradinhos e com a casca crocante na medida? Existem alguns truques que são utilizados pelos maiores padeiros e que você precisa conhecer.

Acertar nas receitas de pães não é uma questão de habilidade e sim de conhecimento. Há inúmeros fatores que podem ajudar ou atrapalhar na hora de fazer um delicioso pão. Desde a escolha certa dos ingredientes, a sova da massa, o tempo de crescimento até a temperatura ideal de forno.

Realmente, fazer o pão com as próprias mãos não é tão simples assim. Contudo, o sabor é inigualável e você pode incrementar ingredientes para deixá-lo ainda mais saboroso.

Hoje vamos falar sobre aquele toque final que deixa o pão com uma aparência saudável e irresistível. Depois de todo o processo e modo de preparo, você precisa saber o que passar em cima do pão antes de assar para fechar com chave de ouro. Confira!

O que passar em cima do pão antes de assar?

o que passar em cima do pão antes de assar

Muitas vezes quando vamos fazer pão caseiro, independente do tempo de forno, ele pode continuar branco. Mas, não há nada melhor do que aquele pão douradinho, macio e cheiroso, não é mesmo?

Pode parecer uma dica dispensável, mas esse detalhe da casca dourada faz toda a diferença, principalmente se sua intenção é vender pão caseiro. Alguns ingredientes, além de deixar a massa mais coradinha, ajudam a amaciar a casca, evitando que ela fique dura e impeça o cozimento interno.

Acontece que dificilmente a massa ficará dourada sem a ajuda de um ingrediente especial. Às vezes as pessoas deixam passar alguns minutinhos a mais no forno para que ele pegue cor. Porém, infelizmente isso ajuda a ressecar a massa. Quando o pão esfriar, ficará com a casca extremamente dura.

Veja a seguir, o que passar em cima do pão antes de assar que poderá fazer a diferença nas suas próximas receitas de pão caseiro. Separei várias opções para você escolher!

1. Passe ovo batido

Essa é a receita mais antiga para dourar pães ou qualquer outro tipo de massa que vai ao forno. Não tem erro e é super fácil de fazer. Dependendo do tamanho do seu pão, você não utilizará mais do que 3 ovos.

Basta quebrar os ovos em uma tigela, bater com a ajuda de um garfo e pincelar por cima do pão já modelado na forma. O único cuidado que você precisa tomar é não deixar escorrer na forma. Pois esse contato direto com a forma ajuda a queimar o ovo, deixando um cheiro ruim na cozinha.

Outra opção que você pode tentar é misturar a gema de ovo com leite, caso queira dar uma umedecida a mais na sua massa. Isso também ajuda a facilitar na hora de espalhar com o pincel. 😉

2. Pincele margarina derretida

A margarina derretida é a primeira alternativa do ovo mais escolhida. O ovo ajuda muito a dar aquela cor incrível para a casca, porém, pode ressecar. A margarina, por sua vez, ajuda a amaciar a casca, ao mesmo tempo que dá cor.

Basta colocar 1 colher bem cheia de margarina em um recipiente e levar ao micro-ondas por 30 segundos. Caso não tenha micro-ondas, é só derreter em banho maria para não queimar. Depois é só pincelar sobre o pão já modelado, tomando cuidado também para não escorrer na forma.

Tome cuidado para escolher margarina mesmo e não manteiga. A margarina contém mais água do que a manteiga. A água que ajuda a amaciar a casca do pão. Se você colocar manteiga, poderá sentir a casca um pouco mais crocante.

3. Água com açúcar

A água ajuda muito a umedecer os pães e também garantir que eles tenham um ambiente úmido para crescerem no forno sem ressecar. Para dar aquele toque especial, você pode colocar 1 colher de açúcar. Dessa maneira, dará um brilho incrível no pão após assado. Pode testar que dá super certo!

4. Azeite com especiarias

Para dar um toque especial ao sabor do seu pão caseiro, você pode incrementar várias especiarias de sua preferência. Tenho uma receita divina que você pode testar.

É só misturar em um refratário 2 colheres de azeite com gergelim, orégano ou alecrim. Por fim, salpique queijo ralado para dar aquela dourada na casca. Fica delicioso!

Com essas dicas você nunca mais irá querer comprar pães na padaria e irá se dedicar mais a fazer seu próprio pão profissional. Para quem vende, é uma excelente dica para aumentar as vendas, uma vez que o pão se torna mais atrativo aos olhos do consumidor.

Gostou de conhecer dicas sobre o que passar em cima do pão antes de assar? Então agora coloque todas elas em prática e teste para descobrir qual é a sua receita favorita. Compartilhe!

Recomendo também que você conheça a Apostila de Pão Caseiro, que é o material mais completo para quem deseja começar na área. Nela você aprenderá mais de 50 receitas de pão caseiro passo a passo e ainda aprenderá as técnicas para preparo que ninguém revela.