O pão de fubá também conhecido como pão de milho é um elemento bastante tradicional nas padarias brasileiras. Ele se diferencia dos outros pães por ter uma cor mais amarelada, por conta do fubá.
Esta pão é perfeito para o café da manhã ou lanche da tarde e combina com diversos tipos de acompanhamento como queijo, presunto, requeijão, ricota, etc.
Além do mais, o fubá é um ingrediente muito fácil de ser encontrado em todo o Brasil e costuma ter um preço acessível. Confira a seguir a receita:
Receita simples de pão de fubá de fuba
Esta receita possui duas etapas: A primeira é bater os ingredientes no liquidificador e a segunda é trabalhar a massa com as mãos. Confira o que precisa fazer:
- Ingredientes:
2 xícaras de chá de leite morno;
3 xícaras de chá de fubá;
Meia xícara de açúcar;
Aproximadamente meio quilo a 750 g de farinha de trigo (acrescente até dar o ponto da massa);
3 ovos;
1 colher e meia de chá de sal;
3 tabletes de fermento biológico para pão;
Manteiga para untar a forma.
- Modo de fazer:
- Bata no liquidificador o leite morno, o óleo, açúcar, sal, ovos e o fermento;
- Ainda no liquidificador após bater a mistura acima, acrescente o fubá aos poucos e mexa até diluir. Bata por mais um pouco no liquidificador;
- Coloque em uma tigela e, lentamente, acrescente a farinha de trigo;
- Inicialmente misture com uma colher. Quando a massa estiver grossa (o que vai ocorrer conforme você vai colocando o trigo) sove-a sempre no sentido das laterais para o centro;
- Sove a massa até que comece a desgrudar das mãos e fique lisa e homogênea. Tenha cuidado para não colocar trigo demais e a massa acabar ficando dura;
- Faça uma bola da massa e deixa que ela descanse em uma tigela coberta com um pano até que dobre de tamanho;
- Após isso, separe os pães em bolas e coloque em uma assadeira untada com manteiga ou óleo e trigo;
- Deixe que cresça novamente na assadeira (coberta com um pano). O ponto certo é que quando você amasse o pão com um dedo, a massa não volte e permaneça funda;
- Pincele gema batida e salpique fubá em cima dos pães;
- Coloque para assar em forno pré-aquecido. Primeiramente em temperatura mínima e quando começar a dourar, aumente para a média;
- Quando o pão estiver dourado ele estará pronto pra servir.
Os benefícios do fubá de milho
Você sabia que o fubá nada mais é do que o milho seco moído e transformado em uma espécie de farinha? O fubá é muito usado para diversas receitas tradicionais, como a polenta, bolos, mingau, etc.
Incluir o fubá em nossa alimentação pode trazer muitos benefícios. Isso porque, trata-se de uma poderosa fonte de fibras, o que favorece o bom funcionamento do intestino, além de prolongar a sensação de saciedade e aturar na prevenção de doenças cardiovasculares, pois é um aliado para a diminuição do colesterol ruim.
O fubá é livre de glúten e possui carboidratos que fornecem energia ao corpo, sendo perfeito para ser consumido no pré-treino.
Para grávidas, o consumo do fubá recomendado, pois trata-se de um alimento que contém boas quantidades de ácido fólico, que é essencial para a formação do bebê.
O fubá é ainda um alimento rico em minerais, como o ferro que atua na manutenção dos glóbulos vermelhos e favorece o fortalecimento do sistema imunológico, fazendo com que o corpo fique mais resistente às doenças.
Além do ferro, o fubá também é rico em zinco, magnésio, fósforo, potássio e vitaminas. Que tal agregar todos esses benefícios em sua alimentação? Comece hoje mesmo com esta receita maravilhosa de pão de fubá de liquidificador!