Pão low carb: Receita passo a passo

O pão é sem dúvida um dos alimentos mais consumidos no mundo. Ele está presente praticamente em todas as refeições. Contudo, o pão tradicional possui altas quantidades de carboidratos. Assim, o pão low carb é uma ótima opção para fazer a substituição, já que utiliza farinhas mais saudáveis e que favorecem o bom funcionamento do intestino.

O pão low carb é ideal para quem está seguindo uma dieta com carboidratos restritos. O pão pode ser feito no forno, na grelha e até mesmo na frigideira.

Receita de pão low carb com farinha de amêndoas

Pão low carb.

  • Ingredientes:

1 xícara de farinha de amêndoas;
3 colheres de sopa de creme de leite sem soro;
Meia xícara de chá de água;
50 g de queijo parmesão ralado;
3 ovos;
1 colher de chá de fermento químico.

  • Modo de fazer:
  1. Bata todos os ingredientes, exceto o fermento no liquidificador;
  2. Após isso, acrescente o fermento químico e mexa lentamente para incorporar à massa;
  3. Coloque a mistura em uma forma retangular (usada para assar bolo inglês) untada com azeite;
  4. Coloque o pão para assar em forno pré-aquecido a 150 graus (cerca de 10 minutos);
  5. O pão assa por cerca de 25 a 30 minutos ou até que fique dourado por cima.
  • DICAS:
  1. Você pode substituir a farinha de amêndoas por outra farinhas, como farinha de linhaça, farinha de aveia, farinha de coco, farinha de castanha de caju, farinha de amendoim, etc.;
  2. Para um pão mais nutritivo, você poe colocar sementes após bater a massa, como chia, linhaça, gergelim, sementes de girassol, etc. E também frutas secas, como passas, frutas cristalizadas e ameixa;
  3. Essa receita pode ser feita doce, ao incorporar, após da massa batida, coco ralado ou gotas de chocolate, por exemplo e retirar o queijo da massa;
  4. O recheio do pão pode ser de ricota, cream cheese, creme de frango, geleia e entre outros. O pão é muito versátil e combina com diversos tipos de recheios e acompanhamentos;
  5. Se quiser fazer esse pão na frigideira, basta despejar em uma frigideira antiaderente untada com aveia, como se estivesse fazendo uma panqueca.

Os benefícios dos alimentos low carb

Low carb, como o próprio  já revela é um plano alimentar baseado na diminuição do consumo de carboidratos e aumento de gorduras boas e proteínas. Essa dieta é voltada para que haja a perda de peso efetiva e o ganho de massa muscular.

O carboidrato fornece energia ao nosso organismo. Mas, os chamados ‘carboidratos ruins’, que são aqueles presentes em farinhas e pães, é digerido de forma mais rapidamente pelo nosso corpo. Isso faz com que se sinta fome com maior frequência.

Em contrapartida, as chamadas gorduras boas fazem com que a sensação de saciedade seja prolongada. Assim, pessoa come menos. Entretanto, não é qualquer gordura que pode ser consumida. É essencial evitar as gorduras hidrogenadas, que causam diversos problemas de saúde.

As gorduras  boas são as monoinsaturadas e poli-insaturadas. Elas estão presentes em peixes de água fria, como o salmão, sardinha e atum, em sementes, como a chia, linhaça e gergelim, no abacate, em óleos vegetais, e em oleaginosas, como castanhas, nozes e a amêndoa (que é um ingrediente da nossa receita de pão low carb).

As proteínas também são aliadas para aumentar a saciedade. No entanto, recomenda-se proteínas magras, como carne branca, ovo e grãos, como a soja.

A alimentação low carb não significa que os carboidratos precisam ser totalmente cortados da alimentação. Uma dieta restritiva pode ser extremamente prejudicial à saúde, já que é um componente essencial para que o nosso corpo tenha energia. Assim, cortar os carboidratos pode causar indisposição, desmaios e um emagrecimento, que não é saudável.

Por isso, recomenda-se o consumo de carboidratos ricos em fibras, que possuem a digestão mais lenta e fornece energia ao nosso corpo gradualmente, e evitar o açúcar e farinhas integrais.