Pão caseiro para iniciantes: Por onde começar? Como aprender?

Sem dúvida, uma das maiores vantagens que vender pão caseiro tem em relação a outros negócios centrados em alimentos é a capacidade única de se vender. Então, confira essas dicas de pão caseiro para iniciantes!

Surpreendentemente, a demanda por pão caseiro é impulsionada pelas preferências do consumidor e pela medida em que as mercearias optam por operar suas próprias padarias, em vez de comprar em padarias comerciais.

Além disso, a lucratividade de microempreendedores é determinada não apenas pela eficiência das operações, mas também pelos esforços de marketing.

Então, se você está pensando seriamente em começar a fazer pão caseiro para vender, fique atento a essas dicas!

1. Faça um curso de pão caseiro

Para começar a fazer pão caseiro é ideal fazer um bom curso de pão caseiro para iniciantes. Pois no curso você aprenderá sobre as propriedades dos diferentes tipos de farinha, a ciência por trás da mágica de fazer pão e as habilidades básicas de amassar, modelar e assar.

pão caseiro para iniciantes

2. Abra as portas para o público

Talvez o maior trunfo ao comercializar seus pães caseiros seja algo que você provavelmente já está produzindo: a fragrância proveniente de seus deliciosos pães!

Qualquer padeiro inteligente sabe que manter as portas abertas, quando o tempo permite, dá publicidade gratuita aos consumidores que estão nas proximidades.

3. Tente seus clientes

Quando você está fazendo marketing para clientes de panificação, você sempre precisa tentá-los com algo novo. Por exemplo, se a mania é sem glúten, desenvolver pães sem glúten para satisfazer esse novo setor de mercado é um ótima ideia.

Quando você tem algo novo, é muito mais provável que seus clientes sejam tentados a testá-lo por conta própria.

4. Encante as pessoas

Ao passar por qualquer loja de butiques ou restaurantes de bairro, você notará que a maioria deles coloca um quadro-negro em frente ao pátio. Geralmente inclui uma mensagem rápida e inteligente e o nome da loja e alguma linguagem promocional. Sem dúvida, esta é outra forma acessível e eficaz de um negócio de pão caseiro para iniciantes.

Portanto, seja criativo e se coloque no lugar do seu cliente preferido: pergunte a si mesmo o que o motivaria a atravessar as portas de uma padaria desconhecida.

5. Ofereça amostras grátis

As pessoas adoram coisas grátis, não há dúvidas sobre isso. Dê a eles o que eles querem, colocando algumas amostras grátis no balcão de pedidos.

Quando eles tem algo para experimentar antes de comprar, eles aguçam seu apetite e são muito mais aptos a comprar um item extra para saciar seu desejo.

6. Seja inteligente nas redes sociais

Mantenha seus clientes na linha, tornando seu negócio de pão caseiro para iniciantes facilmente acessível através de canais de rede social como Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest.

Antes de começar a postar o que quiser, no entanto, reserve um tempo para entender o marketing de rede social.

Nas redes sociais, as pessoas não querem ver propagandas constantemente, então você deverá procurar fotos e vídeos, conversar com velhos conhecidos ou encontrar os eventos mais recentes.

A rede social funciona melhor quando é uma mistura de conversa, conteúdo e promoção. A combinação certa de cada aspecto varia de acordo com o mercado, a empresa e o público, mas é seguro assumir que ninguém quer seguir uma conta que publique apenas conteúdo promocional e de publicidade.

7. Patrocine eventos ou grupos comunitários

Colocar dinheiro por trás de uma grande causa, de fato, ajudará sua padaria a expandir seu alcance para grupos específicos de pessoas. Então, seja qual for a causa que você apoia, você pode encontrar um evento ou grupo que é para isso.

  • Se acaso você está procurando uma boa causa para apoiar, por que não começar analisando sua audiência?
  • Quais as causas que eles estão apoiando e como você pode ajudar?

8. Ofereça descontos para quem comprar acima de 10 pães

Como proprietário de uma padaria, você precisa encontrar maneiras de agregar valor aos seus produtos que tornem a oferta ainda melhor.

O que você pode oferecer que não custa muito, mas acrescenta um valor tremendo às suas ofertas atuais:

  • Um cupom
  • Uma fatia grátis
  • Uma amostra extra

9. Venda de mercadoria personalizada

Os consumidores adoram apoiar suas lojas locais favoritas, portanto, dê a eles a oportunidade de fazer exatamente isso com mercadorias personalizadas.

Como uma padaria, há uma tonelada de opções para você presentear seus clientes no final de ano ou em uma data comemorativa.

  • Uma tábua de corte de madeira
  • Luvas de forno de marca
  • Um pacote de itens

10. Seja sempre amigável

Com um negócio de pão caseiro, você precisa assumir o papel onde os clientes sempre se sentem bem vindos. Portanto lembre-se: você está fornecendo uma experiência que uma grande padaria simplesmente não pode.

Mantenha as linhas de comunicação abertas. Portanto, cumprimente os clientes com um sorriso quando eles entram pela sua porta. Assim, foque em oferecer o melhor serviço além de oferecer o melhor pão!

Então, agora que você já sabe o segredo de vender pão caseiro para iniciantes, é só colocar em prática. E, consequentemente, seguir ganhando clientes e amigos!

Sucesso!