Equipamentos para fazer pão caseiro: O que precisa para iniciar?

Quem está pensando em mudar de vida, investindo em um negócio próprio, precisa saber qual é o passo a passo para começar. Contudo, garantir os equipamentos para fazer pão caseiro é o primeiro passo para ter um negócio de sucesso, que pode até começar em casa mesmo.

Essa é uma das maiores vantagens em vender pão caseiro. Você pode trabalhar muito ao lado de sua família e no conforto de sua casa. Quer é que resiste a um delicioso pão quentinho e fofinho?

O pão caseiro é tradição brasileira. Exatamente por isso que é um negócio certo, que traz muita lucratividade e retorno de investimento rápido. Você também acha que está na hora de dar um jeito na sua vida financeira? Então fique atento às minhas dicas e conheça quais são os equipamentos para fazer pão caseiro!

O que precisa para começar a vender pão caseiro?

equipamentos para fazer pão caseiro

Para trabalhar nesse ramo existem vários tipos de receitas de pães caseiros e inúmeras possibilidades de vendas. Para deixar mais claro, esse negócio tem forte garantia de sucesso por dois motivos:

  • A maioria das pessoas não tem tempo livre para se dedicar a fazer um delicioso pão com massa fofinha e casca crocante;
  • Quase todas as receitas de pães são baratas, o que significa baixo investimento e lucro.

Então, primeiramente, para começar a vender pão caseiro, você só precisa de muita dedicação. A questão é escolher tudo da melhor qualidade para mostrar aos seus futuros clientes que eles podem contar com você sempre que sentirem vontade de comer o melhor pão caseiro da região.

A matéria-prima para a produção de pães caseiros

Quando falamos em montar um negócio de pão caseiro, a primeira coisa que você precisará pensar é na possível demanda. Se você ainda não tem ideia desses números, opte por realizar as vendas por encomenda.

Dessa forma, você não corre o risco de ocasionar desperdícios e entrega aos clientes pães sempre fresquinhos. Então a questão de estoque precisa ser pensada no retorno a médio prazo.

Ter um investimento inicial para comprar todos os principais ingredientes para a produção de pães por um bom tempo é benefício para você. Os preços dos ingredientes podem variar de acordo com o tempo. Quando você já tem um estoque e matéria-prima, você não precisa se preocupar mais com nada, senão com as vendas.

Resumindo, além de pensar nos equipamentos para fazer pão caseiro, você precisa pensar em ter um bom estoque de ingredientes para planejar seus lucros futuros. Isso te ajudará muito a economizar e a equilibrar as despesas de reposição de material.

Equipamentos para fazer pão caseiro

Antes de mais nada, como eu já disse, você precisará ter um planejamento de expansão. O que significa isso? Você pretende começar pequeno? Ou já tem um investimento para montar uma pequena fábrica de pães caseiros?

Respondendo à essas questões você já poderá pensar no mínimo de equipamentos para fazer pão caseiro. Se você pretende começar pequeno, não há a necessidade de equipamentos de última geração e que fabricam grande quantidade.

Você pode começar com utensílios básicos e posteriormente expandir de acordo com o crescimento do seu negócio. 😉 Com isso em mente, veja quais são os equipamentos essenciais para uma pequena panificadora artesanal:

  • Masseira e misturadora;
  • Batedeira planetária;
  • Bancada de aço inoxidável para o manuseio seguro das massas;
  • Balança de precisão;
  • Divisor de massa;
  • Assadeiras de vários tamanhos;
  • Armários e compartimentos para armazenamento de produtos prontos;
  • Armários e compartimentos para armazenamento de matéria-prima;
  • Estufa de fermentação;
  • Forno profissional;
  • Caixa plástica com tampa para longas fermentações;
  • Papel manteiga ou manta de teflon para evitar que a massa grude;
  • Utensílios em geral: borrifador para umedecer as massas, espátulas, timer, cortador de massa, raspador de massa, lâminas de corte, pedra refratária, pá transferidora de massa, pano de linho para descanso das massas, grade de resfriamento, copos medidores, etc;

Os equipamentos e acessórios fazem parte de toda a estrutura de um negócio de pão caseiro. Cada equipamento tem uma função específica e impacta diretamente na qualidade do produto. Além disso, garante toda a eficiência e a produtividade necessária para a fabricação de muitos pães com o mesmo padrão de qualidade.

Onde comprar equipamentos para fazer pão caseiro?

Existem muitas lojas que estão se especializando na venda destes equipamentos, justamente por conta do crescimento desse mercado. Uma boa dica para comprar utensílios de qualidade e por um bom preço é comprar direto de fornecedores. Porém, há também grandes lojas que oferecem espaço para esses fornecedores como a Lojas Americanas e Magazine Luíza.

Fiz uma longa pesquisa e encontrei 2 bons fornecedores de equipamentos para fazer pão caseiro e também de utensílios indispensáveis. Vale a pena que você também dê uma pesquisada para se aprofundar mais nesse assunto, mas posso deixar aqui como indicação a Penatec e  o Fermeto. 😉

Adquira todos os conhecimentos necessários para iniciar

Agora que você já conheceu quais são os principais equipamentos para fazer pão caseiro, precisa saber que tudo se inicia pelo conhecimento. Se você quer se tornar o melhor padeiro ou padeira da região, precisa ter em mãos conhecimentos sobre as melhores técnicas e truques da panificação.

Então te indico aqui a Apostila de Pão Caseiro, que tem ajudado muita gente a sair da crise e a construir um negócio próprio de sucesso.

Neste guia você encontrará desde dicas para não errar na produção de pães até as receitas passo a passo. Você conhecerá também quais são as receitas mais vendidas, receitas doces e salgadas. Além de muitas técnicas para produção de pães incríveis.

Gostou da dica? Então confira o conteúdo completo que separei para você entender melhor como funciona o guia.

Agora que já sabe quais são os equipamentos para fazer pão caseiro, comece hoje mesmo a mudar os rumos do seu negócio. Compartilhe as dicas!