Quem gosta de fazer um delicioso pão nas horas vagas se preocupa muito com a textura e sabor. Uma das maiores dúvidas é: por que o pão cresce e depois murcha? Será que tem a ver com a mistura dos ingredientes? Será que a temperatura influencia? Ou será que há truques que podem evitar isso?
Quando o pão murcha ele perde todas suas melhores características como a textura macia, aquela casquinha crocante e até o seu formato é tristemente prejudicado.
Se você nunca se arriscou a fazer um pão caseiro, pois também teme que esse desagradável fato aconteça, tenho a solução para você.
Hoje você irá entender por que o pão cresce e depois murcha, quais são as principais causas e como fazer o melhor pão de casa que ninguém vai resistir. Vamos lá?
Por que o pão cresce e depois murcha?
Sem dúvidas, o processo de crescimento da massa é fundamental para que ele fique fofinho e bonito. É, no entanto, a etapa que pede muito mais cuidados. Afinal, se você deixar muito tempo a massa descansando, quando ele vai ao forno cresce ainda mais. Resultado? A massa pode rachar, deixando sair as bolinhas de ar produzidas pelo fermento, o que deixa a massa fofa, e começa a murchar.
Então para evitar que isso aconteça, o tempo máximo de descanso da massa antes de ir ao forno é de até 1 hora e meia. 1 hora antes de modelar e 30 minutos depois de modelar já na forma untada e enfarinhada.
Outra causa desse problema é colocar o pão para assar em forno alto demais. Quando se leva o pão para assar em forno muito quente interfere diretamente no crescimento da massa, ou seja, retarda o seu crescimento.
Como resultado você terá um pão dourado por fora, porém, meio cru por dentro. Aí quando você tira o pão do forno e deixa esfriar, ele começa a murchar porque seu exterior está muito mais rígido do que seu interior.
Outras causas comuns são ingredientes vencidos, com diferentes temperaturas antes de misturar, abrir o forno antes da hora, não pré-aquecer o forno, etc. A seguir, vou falar um pouco sobre 5 truques que podem te ajudar a evitar que seu pão murche e perca toda a beleza e sabor. Confira!
4 segredos para fazer o pão perfeito!
1. Evite utilizar fermento químico
O fermento em pó químico é excelente, porém, seu preparo é mais direcionado aos bolos. Já para pães pode não funcionar como você espera. Quando não há fermento suficiente, ele está vencido ou não é adequado para o preparo de pães, ao final da receita seu pão pode murchar.
O fermento químico é ativado com o calor do forno. Então já que um dos processos na produção de pães é justamente deixá-lo repousando para crescer, isso não será possível com o fermento químico.
2. Leite ou água?
Aposto que você já viu esses 2 ingredientes nas receitas de pães caseiros, não é mesmo? Mas, sabia que cada um deles é para finalidades distintas? Sim, exatamente!
Caso sua intenção é obter um pão extremamente fofinho, opte por colocar leite na receita, para dar aquela liga pronta para a sova. Agora, se sua intenção é obter um pão caseiro super crocante, escolha a água. Ambos os ingredientes servem para expandir e hidratar a massa, o que garante mais elasticidade.
3. Retire imediatamente do forno
Por que o pão cresce e depois murcha? Veja só!
Ao contrário do que muita gente pensa, deixar o pão no forno após estar pronto faz com que a massa comece a murchar aos poucos. Quando o pão caseiro está no ponto, ele está com sua umidade toda distribuída.
A partir do momento em que o forno começa a perder temperatura, essa umidade tende a migrar para fora do pão, ou seja, para a casca. Com isso, a casca do pão começa a amolecer e consequentemente o pão começa a murchar.
4. Acerte na farinha de trigo
A farinha de trigo é a chave para obter um pão bem fofinho na medida. Quando você coloca menos farinha do que indicado, após assado ele ficará com aquele aspecto de murcho porque seu centro pode ainda estar cru.
Além de dar liga e deixar a massa mais elástica, a farinha de trigo ajuda a cozinhar por completo. Contudo, se você colocar mais farinha do que indicado terá um pão mais duro.
Então a medida exata é quando o pão começa a desgrudar das mãos e você vê uma massa extremamente lisa. Quando você conseguir modelar completamente a massa está no ponto de farinha de trigo. 😉