Como conservar os pães caseiros

O pão caseiro não tem conservantes, então armazenar e comer depois de um dia ou dois apresenta problemas. Pães caseiros não tem nenhuma gordura adicionada para mantê-los macios e úmidos, então eles secam rapidamente. Veja como conservar os pães caseiros!

Como você sabe, os pães caseiros são melhores se forem comidos no dia em que forem assados. Se você quiser manter aquele pão crocante, sua melhor aposta é enrolar em um plástico e congelá-lo. Você pode pré-fatiar antes de congelar e, em seguida, apenas retire o que planeja usar.

Nunca guarde pão crocante em plástico se não o congelar. Deixe o seu pão congelado derreter cerca de 2 horas. Fatias naturalmente descongelam muito mais rápido. Pães com crosta macia, como pães em sanduíche, podem ser armazenados em plástico, mas nunca refrigerados, pois tendem a secar o pão. Guarde em local fresco e seco ou congele.

Então, como conservar os pães caseiros?

Armazenar em plástico não deixa a umidade escapar, então o pão caseiro armazenado em um saco plástico ficará de fato mole.

Armazenar na geladeira também é muito ruim para o pão; seca a essa temperatura. Se você armazenar o pão a céu aberto, também secará, especialmente em climas secos.

A ideia de embrulhar com o plástico é embrulhar o pão bem em algumas camadas de plástico para que não haja ar entre o plástico e o pão e, em seguida, armazená-lo em um local fresco e escuro.

como conservar pão caseiro

Oção 1: Deixando seu pão do lado de fora

Normalmente, quando deixado descoberto, o pão formará uma crosta e se tornará bastante rígido e obsoleto. Há uma razão para os restaurantes servirem o pão em cestos forrados de pano. Além de um visual encantador, o tecido protege o pão de secar.

Opção 2: Guarde seu pão numa caixa de pão

As caixas de pão são uma maneira ideal de armazenar o pão, pois elas permitem que o pão respire sem expô-lo a tanto ar que o pão resseca. Caixas de pão não precisam ser embutidas em armários de cozinha. Há uma variedade de modelos que são estruturas independentes, feitas de cerâmica, metal ou madeira.

Se você não tem espaço para uma caixa de pão, seus resultados podem ser imitados, cobrindo o pão com uma toalha de cozinha limpa e seca e, em seguida, colocando-o em um saco de papel. Este método imita a caixa de pão, permitindo que o pão respire, mas ainda protegendo-o.

Opção 3: Armazene o pão em plástico

O plástico pode ser a melhor ou a pior maneira de armazenar pão. Quando o pão é embrulhado em plástico puro e armazenado em local fresco e seco, o plástico pode prolongar a vida do pão. Isso é especialmente útil em climas mais secos, onde o pão pode secar rapidamente.

No entanto, se houver mesmo uma gota de umidade presente, a água pode ser incubada no plástico não respirável, tornando o pão mole ou pior, mofado.

Opção 4: Congelar o pão para armazenamento prolongado

Congelar o pão é a melhor maneira de manter o pão caseiro fresco por longos períodos de tempo. Embrulhe bem o pão seco e resfriado em plástico. Esteja certo de que não há umidade ou condensação. O pão pode ser armazenado no freezer por até 2 meses (você pode armazenar por mais tempo, mas o sabor pode alterar).

Um truque para congelar o pão é cortar o pão antes de guardá-lo, economizando seu tempo: o pão fatiado derruba mais rápido e você pode ser facilmente colocado na torradeira para um aquecimento rápido.

Opção 5: A pior maneira de conservar os pães caseiros: na geladeira

Quando se trata de usar a geladeira para armazenar pão fresco, basta dizer não. A geladeira vai secar o seu pão. Embora seja bom colocar um sanduíche preparado na geladeira por algumas horas, armazenar seu pão (fatiado ou não) na geladeira dá uma textura desagradável e não é sugerido.

Apreciando o pão caseiro

Em última análise, você deve comer pão caseiro dentro de um dia ou dois de cozimento, ou então congelá-lo, bem embrulhado.

De francês crocante a pães macios de sanduíche, fazer pão caseiro é realmente uma arte culinária. No entanto, o que torna o pão artesanal tão delicioso também pode ser a sua queda. Porque pão caseiro é desprovido de conservantes. Esta é uma ótima notícia para o sabor, mas uma má notícia para uma qualidade duradoura.

Como a qualidade e o sabor estão no coração da panificação, é importante saber como armazenar o pão adequadamente. Depois de aprender o básico sobre como conservar os pães caseiros, você nunca vai arriscar colocar seu pão fresco em qualquer lugar para armazenar.