Como saber se o pão está assado?

Como você pode saber se o pão está assado se você não pode dar uma olhada dentro? Mas quando se trata de pão, na verdade, existem algumas maneiras de garantir que seu lindo pão esteja perfeitamente assado, toda vez! Veja como!

Existem duas coisas fundamentais para saber se o pão está assado:

  • Primeiramente, qualquer pão totalmente assado será lindamente dourado
  • E por fim, qualquer pão totalmente assado cheira delicioso

Portanto, quando o pão está belo e cheirando bem, e o tempo de assar passou, você pode usar essas duas verificações simples. Mas confira essas outras!

1. Visualmente

Quanto mais você assar, mais poderá medir a aparência de um pedaço de pão quando estiver perto do cozimento.

Na maior parte, a crosta deve estar seca, muito firme, e uma cor marrom dourada profunda com manchas mais escuras aqui e ali. Se acaso a crosta estiver muito pálida, aguarde mais alguns minutos.

Receitas geralmente descrevem como o pão deve parecer no final do cozimento. Então você pode usar isso como um guia até que você esteja mais familiarizado com o pão.

como saber se o pão está assado

2. Toque no fundo

Retire o pão do forno e vire-o de cabeça para baixo. Dê um baque no fundo do pão com o polegar, o pão vai soar vazio quando estiver assado. Se você é novo nessa técnica, tente fazer isso a cada cinco minutos no final da cozedura e ouvirá como o som mudar.

3. Veja a temperatura interna

Insira um termômetro de leitura instantânea no centro do pão. A maioria dos pães é cozido em cerca de 180º. Pães enriquecidos com manteiga, ovos ou leite são terminados quando a temperatura interna estiver próxima a 200°.

Se você estiver em dúvida, é melhor assar o pão um pouco mais. Um extra de cinco minutos não vai queimar a crosta, e o pior que vai acontecer é que seu pão estará um pouco seco. Mas é melhor sequinho do que não assado!

Além disso, se você estiver constantemente tendo problemas com pães excessivamente assados ou não, verifique a temperatura do seu forno com um termômetro de forno.

Se a temperatura do forno estiver desligada, isso pode estar afetando os tempos de cozimento de seus pães. Você pode ajustar o medidor de temperatura sozinho, mas chame um profissional se a temperatura estiver inconsistente ou desligada.

Alguma outra dica ou pergunta sobre como saber se o pão está assado? Compartilhe conosco!