Qual a melhor farinha de trigo para fazer pão?

Neste guia abrangente, apresentamos qual a melhor farinha de trigo para fazer pão. Confira!

O pão básico contém muito poucos ingredientes, muitas vezes apenas farinha, água, fermento e sal, além de, às vezes, óleo ou manteiga, ovos. Por isso, com tão poucos ingredientes, é muito importante usar a melhor qualidade e armazená-los adequadamente.

Qual a melhor farinha de trigo para fazer pão

Os dois tipos diferentes de proteína da farinha dão ao pão sua estrutura:

  • Glutenina, que cria elasticidade e, em seguida, mastigabilidade, e
  • Gliadina, que cria extensibilidade, a capacidade da proteína de se esticar para alcançar um aumento maior.

Dessa forma, essas proteínas precisam de água para se conectar e formar o glúten, a estrutura de suporte do pão.

As bolhas de dióxido de carbono resultantes da fermentação são mantidas no lugar pelos filamentos de glúten até o cozimento, quando o amido gelatiniza e se fixa.

Diferentes tipos de farinha de trigo contem diferentes quantidades de proteína. A não branqueada tem a menor quantidade de proteína, geralmente em torno de 10,5%. A farinha de pão contém cerca de 12 a 12,7%. Farinhas de alto teor de glúten e trigo integral têm cerca de 14% de proteína.

Farinhas com diferentes níveis de proteína são boas para diferentes tipos de pães. Por exemplo, a multifuncional não branqueada é mais adequada para variedades suaves, como pão branco.

qual a melhor farinha de trigo para fazer pão

Farinha de pão

farinha de pão ((farinha que conta com mais glúten) funciona melhor para pães rústicos ou de forno.

Tenha em mente que diferentes marcas de farinha diferem em seu conteúdo de proteína também. Existem várias maneiras de lidar com isso.

Se sua receita inclui uma recomendação para uma marca específica de farinha, você saberá que seu conteúdo de proteína funcionará com a receita.

Alternativamente, algumas empresas de farinha listam o conteúdo de proteína de suas farinhas, o que pode ajudá-lo a escolher a farinha certa para o pão que você está fazendo. Além disso, trabalhar com marcas diferentes exige algumas tentativas e erros.

Farinha de trigo

A farinha de trigo tem a maior proteína de todas as farinhas. No entanto, o glúten que se forma quando a água é adicionada não é elástico, por isso o trigo duro precisa ser usado em combinação com outras farinhas. Assim, o pão pode ser feito com até 26% de farinha de trigo duro.

Farinha de centeio

A farinha de centeio não contém nenhuma proteína formadora de glúten, por isso é usada em conjunto com um mínimo de 80% de farinha de trigo branca.

Farinhas de centeio podem ser armazenadas em um recipiente hermético na geladeira por 6 meses ou no freezer por 1 ano.

Farinha de trigo integral

Ao fazer pão com farinha de trigo integral, permita que ele aumente para apenas 1/2 vezes seu tamanho. A farinha de trigo integral torna a massa menos extensível, por isso, se a dobrar, não será capaz de suportar a subida e perderá muito.

A Farinha de trigo integral deve ser armazenada em um recipiente hermético na geladeira. Outra alternativa é armazenar em um local fresco e escuro. No entanto deve ser usado dentro de 3 meses ou armazenado no congelador, onde irá manter por até 1 ano.

Diferentes tipos de farinha mudam a estrutura e o sabor do seu pão. Por isso é importante escolher bem a melhor farinha de trigo para fazer pão baseado na sua receita!