Como assar pão caseiro?

Se você gosta de ter algo diferente e saboroso no café da tarde ou lanche precisa aprender como assar pão caseiro. O pão caseiro é uma receita milenar, passada de geração em geração, que contém várias vitaminas, fibras e minerais.

Preparar o próprio pão caseiro em casa possibilita inúmeras criações, desde as receitas típicas mais simples, salgadas variadas e até mesmo as invenções doces. Além disso, há possibilidades de substituições dos ingredientes tradicionais por ingredientes menos calóricos, diet e veganos.

Resumindo, é uma receita popular no mundo inteiro e que ninguém resiste. A forma de preparo varia muito de receita para receita. Portanto, para te ajudar vou te mostrar como assar pão caseiro simples e ter uma receita fofinha e deliciosa para qualquer hora do dia. Confira!

Receita de pão caseiro fofinho

como assar pão caseiro

Antes de mais nada, quero deixar uma receita de pão caseiro fofinho para você testar aí na sua casa. Seguindo esse passo a passo completo que irei apresentar não terá erro e você saberá exatamente como assar pão caseiro e ter excelentes receitas para receber amigos, familiares e até ganhar um bom dinheiro vendendo pão caseiro.

Ingredientes

  • 1 ovo
  • 5 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 2 copos (250ml) de água morna
  • 2 saquinhos de fermento biológico seco 10 g cada
  • 9 colheres (sopa) de óleo
  • 1 kg de farinha de trigo

Como preparar a massa do pão caseiro

O grande segredo para a massa crescer bem é colocar o fermento em água morna e deixar descansando por 5 minutinhos. Depois, transfira para uma tigela grande e acrescente o açúcar, o sal, o ovo, o óleo e vá adicionando aos poucos a farinha de trigo.

A quantidade de farinha de trigo pode variar. Portanto, o ponto ideal é colocar farinha até que a massa comece a desgrudar das mãos. O próximo passo é sovar bem essa massa em uma superfície lisa e enfarinhada.

Quanto mais tempo a massa é sovada, mais fofinho ele ficará. Isso porque quando a massa é sovada (amassada) ela começa a soltar o glúten e isso ajuda muito na ação do fermento. O tempo mínimo para sovar a massa é de 15 minutos.

Após esse tempo, é indicado que você deixe a massa descansar por 40 minutos. Envolva a massa em um plástico filme ou pano. Em seguida, você pode começar a dar forma aos pães. Quando estiverem prontos, enrole-os em panos de prato e deixe dobrar de tamanho por aproximadamente 1 hora. Assim ele irá crescer bastante. 😉

Como assar pão caseiro

como assar pão caseiro

Ao contrário do que muita gente pensa, assar um bom pão caseiro não é necessário ter um dom excepcional. Quem tem em mãos o conhecimento de simples técnicas e truques culinários pode fazer pães incríveis e deixar todo mundo com água na boca.

A partir do momento em que você já escolheu uma boa receita e já preparou a massa chega o momento de colocar o pão para assar. Essa etapa deixa muita gente cheia de dúvidas. Afinal, ele pode não crescer como deveria, murchar ou até queimar.

Na hora de levar ao forno para assar é importante que você deixe o forno preaquecido a 200º por ao menos 15 minutos. Você deverá untar a forma apenas com farinha de trigo para que a massa não grude e não queime após começar a assar.

Em alguns casos, vi pessoas que colocam para assar em duas formas. Dessa maneira, não há perigo de queimar o fundo do pão por conta da alta temperatura (200º).

O tempo para assar vai depender muito da potência do seu forno e também do tamanho dos pães. Mas em geral, em torno de 45 minutos um pão médio a grande já estará bem assado. Como assar pão caseiro pequeno? Você precisará assar de 20 a 30 minutos em potência de 200º.

Você precisa ficar de olho, quando começar a dourar a casca e começar a cheirar, está no ponto.

Como deixar a casca do pão macia

Uma dica que funciona bem para que a casca não fique aquela crosta dura e também não atrapalhe no cozimento do meio do pão é passar manteiga derretida em toda a superfície do pão antes de colocá-lo para assar.

Outra dica que encontrei que também funciona é colocar um pano úmido sobre o pão após retirá-lo do forno. Isso manterá a casca macia, além de transferir mais umidade para o restante do pão.

Em últimos casos, você pode também borrifar água no forno antes do preparo do pão. Para que o pão cresça o suficiente e ainda assim se mantenha fofinho, precisa de um ambiente úmido.

Para segunda alternativa, coloque uma forma extra com água no fundo do forno para que o ambiente se mantenha úmido durante todo o preparo. Funciona muito bem!

Agora que você já sabe como assar pão caseiro, que tal colocar todas essas dicas em prática e fazer o melhor pão caseiro que você já experimentou? Aproveite também para conhecer a Apostila de Pães Caseiros que sempre indico aqui. Esse material vai lhe ajudar muito!