Como congelar pão caseiro: passo a passo completo!

O pão caseiro, assim como a maioria dos produtos caseiros, é produzido com ingredientes altamente perecíveis. Exatamente por isso que você precisa conhecer as técnicas de conservação, como congelar pão caseiro, se quiser manter suas criações sempre fresquinhas.

Se você trabalha com a venda de pães caseiros, provavelmente tem essa dúvida também. É claro, que a melhor forma de evitar o desperdício é começar a vender por encomenda. Até você conhecer o perfil do seu público, essa forma de venda te ajudará muito nessa questão.

Mas há ainda técnicas de conservação que vão além da utilização correta dos ingredientes e modo de preparo. O congelamento já é tendência e ajuda a fazer com que seu pão dure mais. Além de conservar a massa já pronta, ajuda a manter todas as propriedades do pão intactas.

Achou interessante? Então preparei um passo a passo completo com dicas e truques e você saberá tudo sobre como congelar pão caseiro. Vamos conferir?

Será que dá pra congelar pão caseiro?

como congelar pão caseiro

A resposta é sim. Pães podem ser congelados de várias formas, tanto já prontos, semi prontos ou somente com a massa para assar. Muito prático, não é mesmo? Para quem vende é uma ótima oportunidade para aumentar a produtividade e aumentar as vendas. Isso porque, você pode vender por um preço mais em conta, o que acaba sendo extremamente vantajoso para os clientes.

O congelamento de pães caseiros é uma ótima forma de otimizar seu tempo, reduzir custos e reduzir os famosos desperdícios. Sobrou um pedaço de pão aí na sua casa? Então pode congelar sem medo.

Mas, e depois de descongelado, a massa continua fofinha ou o pão murcha? Se engana quem pensa que pães após passarem pelo processo de congelamento perdem toda a sua textura e murcham.

Na verdade, é mais uma questão de técnica, pois se você não souber descongelar, pode sim correr esse risco. Então, sem mais delongas, vamos ao passo a passo para você aprender tudo sobre esse assunto!

Como congelar pão caseiro: passo a passo

como congelar pão caseiro

Como você já devia imaginar, há algumas técnicas que precisam ser feitas antes e depois do processo de congelamento. Uma dica que já te dou de início é que o congelamento rápido não é recomendado para massas de pães, devido à presença da levedura.

Outra desvantagem do congelamento rápido é que geralmente ocorre a presença de cristais de gelo. Esses cristais ao serem descongelados se transformam em água que umedece demais a massa deixando o seu pão murcho.

Portanto, você precisará levar seu pão para congelar em um freezer de congelamento lento de no máximo 20º. Tendo isso em mente, vamos ao passo a passo de como congelar pão caseiro?

1 – Preparo da massa antes de congelar

A partir do momento em que seu pão é levado ao freezer, o único ingrediente que sofre modificações, infelizmente, é o fermento. Após passar por um processo de congelamento, o fermento acaba perdendo sua eficácia e isso pode ser prejudicial, principalmente se você vende massa pronta para assar.

Provavelmente ele não crescerá como o esperado na hora de ir ao forno. Então o que fazer? Para resolver esse problema, basta adicionar 1/3 a mais de fermento que normalmente é pedido na receita. Dessa forma, seu pão crescerá normalmente após ser descongelado e assado no forno. 😉

2 – Acomode seu pão em embalagem específica

A embalagem também ajuda muito para que seu pão continue lindo após descongelar. O mais indicado é embalar o pão em papel alumínio para mantê-lo sempre fresquinho ou até mesmo em saquinhos plásticos próprios para congelamento.

Embalagens à vácuo são ideais, pois não deixam o alimento em contato com o ar, evitando assim que seu pão mofe no congelador.

O único cuidado que você precisará ter antes de embalar sem pão é aguardar que ele esfrie totalmente, no caso de congelamento de pão pronto para o consumo. Mas se está na dúvida sobre as diversas formas de congelamento, veja a seguir o passo a passo de cada uma delas!

3 – Como congelar pão caseiro

Massa crua: com massa crua não tem segredo. Você pode prepará-la normalmente, aguardar o processo de crescimento e logo em seguida embalar e congelar.

Caso queira agilizar a produção dos seus pães, pode congelar mesmo antes de passar pelo crescimento. Para isso, basta sovar bem a massa, modelar e embalar, retirando todo o ar.

Massa pré-assada: é uma das principais formas de congelamento que todo mundo utiliza. Afinal, a pessoa irá descongelar, terminar de assar e degustar o pão fofo e quentinho.

O único cuidado aqui é não deixar o pão assar por completo, ou seja, quando ele estiver ligeiramente dourado, desligue o forno e aguarde até que ele esfrie totalmente.

Pão pronto: uma das melhores formas de congelar, pois o consumidor precisará apenas aguardar descongelar para degustar o pão caseiro. Para congelar o pão caseiro pronto também não tem segredo, basta aguardar até que ele esfrie e embalar muito bem, sem deixar ar.

4 – Como descongelar pão caseiro

Cada tipo de congelamento citado acima também tem suas particularidades. A massa crua, por exemplo, precisa ser descongelada na geladeira, por aproximadamente 2 horas e depois em temperatura ambiente até atingir o ponto de descongelamento. Após descongelar, você precisa fazer o mesmo processo de crescimento para a massa atingir o tamanho ideal para ir ao forno.

As massas pré-assadas também exigem um certo tempo de geladeira (cerca de 6 horas) antes de entrar em temperatura ambiente. Se você descongelar de maneira brusca, ou seja, em temperatura ambiente pode correr o risco de ter um pão murcho.

Para descongelar o pão já assado, o ideal é que ele fique em geladeira descongelando por até 4 horas e passe para o descongelamento em temperatura ambiente.

Vale ressaltar que os pães caseiros podem ser congelados por até 3 meses que ainda assim se mantêm intactos e saborosos. Já os pães caseiros recheados têm durabilidade menor de até 2 meses, dependendo, é claro, dos ingredientes da receita. 😉

Esses cuidados são imprescindíveis para que você mantenha a qualidade, o sabor e a textura do seu pão caseiro. Viu só como congelar pão caseiro não é tão difícil assim? Compartilhe as dicas!

Aproveite também para conhecer a Apostila de Pão Caseiro, onde você terá a oportunidade de aprender como fazer as melhores receitas de pães do mercado. Além de ter acesso a todas as técnicas de preparo que ninguém ensina na área.