Você precisa conhecer as técnicas de como enrolar pão caseiro para ter aquele pão perfeito como se tivesse saído direto da padaria.
Modelar a massa corretamente garante um pão se qualidade, sem contar que o visual é um atrativo para qualquer consumidor, não é verdade? Quem se dedica a vender pães caseiros sabe que quanto mais bonitos, dourados e macios, mais vendas são fechadas.
Contudo, existem vários segredos e técnicas utilizadas pelos maiores padeiros do Brasil que eu separei para te ajudar. Confira como enrolar pão caseiro como um profissional!
Como enrolar pão caseiro
A modelagem do pão acontece após a primeira fermentação, ou seja, quando você já sovou a massa e já deixou descansando por 1 hora. Nessa primeira etapa, você precisa modelar a massa, pois estará com ar acumulado por conta do crescimento.
Então a primeira coisa a fazer é apertar a massa para que todo o gás da fermentação saia. Em seguida, modele seu pão em formato de uma bola para que ele vá para o segundo processo de crescimento que dará em torno de 45 minutos.
Após esse tempo, é hora de modelar seu pão para que ele vá direto para o forno. O primeiro passo é enfarinhar uma superfície e começar a abrir a massa com a ajuda de um rolo. Isso irá evitar que a massa grude na mesa quando você estiver abrindo.
Utilize a farinha sempre que necessário, combinado? Isso não prejudicará a consistência da massa.
Para facilitar na hora de enrolar, tente modelar em formato retangular. Abra a massa de todos os lados até que ela fique bem lisinha e uniforme. Comece enrolando pelas extremidades e mantenha uma fricção leve na massa para que não fique muito apertado.
Caso prefira, após abrir a massa com o rolo, dobre as laterais para que as extremidades fiquem bem uniformes e iguais. Esse truque ajuda na hora de enrolar o pão caseiro.
Como enrolar pão caseiro recheado
Bom, até agora você aprendeu como enrolar pão caseiro, mas o pão recheado é o que dá mais trabalho. Porém, é mais uma questão de cuidado. Você não pode colocar muito recheio, pois dessa forma faz com que o pão se abra todinho no forno.
O ideal é que você deixe ao menos 3 dedos nas laterais e recheie somente o centro do pão. Com a massa aberta, tente acertar o recheio de modo que fique no máximo 2 dedos de recheio sobre a massa. Mais do que isso, a massa poderá ceder e rachar quando entrar em contato com a alta temperatura.
Outra questão que você precisa ficar de olho é não deixar o recheio muito líquido. Evite colocar muito tomate e muita cebola, que são ingredientes que soltam muito líquido em contato com o forno. 😉
4 formas de modelar pão caseiro
1. Bola (Boule)
Esse é um dos formatos preferidos pelos padeiros e também um dos mais fáceis. Afinal, é só enrolar todas as extremidades até que se encontrem no centro do pão.
Depois é só esconder as dobras por baixo e modelar o pão em formato de uma bola. Faça cortes em formato de cruz em cima antes de levar ao forno para dar uma aparência interessante.
Com a assadeira enfarinhada é só acomodar o pão e levar para assar em temperatura média por cerca de 45 minutos.
2. Baguete
Quem gosta que o pão renda bastante, esse é um formato interessante para modelar. Basta abrir cada porção em um retângulo de até 25 cm de comprimento. Dobre ao meio no sentido da largura e aperte bem. Dobre novamente ao meio. Com as palmas das mãos, role a massa do centro para fora. Para deixar com um formato de baguete, deixe as pontas mais finas que o centro.
Deixe as emendas bem apertadas para não correr o risco de se abrirem dentro do forno. Para ficar ainda mais caracterizado, faça cortes sobre o pão com uma faca. 3 cortes já são suficientes.
3. Formato de pão francês
É um dos formatos mais atrativos. Deixa o centro do pão mais alto, gordinho e mantém a maciez do pão.
Para isso, basta abrir a massa em formato retangular e corte em 2 partes com medidas de 8 dedos de largura. Dobre as laterais até se encontrarem no meio. A partir disso, vá enrolando sempre apertando bem.
Ao apertar um pouco a massa, ela irá se expandir dando forma ao pão. Ao finalizar, aperte bem a emenda e acomode na forma untada com farinha.
4. Pão caseiro trançado
Esse é um dos formatos mais tradicionais que existe desde quando o pão caseiro foi descoberto. É um formato bastante utilizado para fazer pães doces, que acompanha aquela incrível cobertura de creme e coco ralado.
Não é tão difícil assim de fazer. Após modelar sua massa e remover todo o gás produzido pela fermentação, você deve dividir a massa em duas partes iguais. Enrole essas partes até que elas fiquem finas, em formato cilíndrico e com espessuras iguais (cerca de 3 dedos de largura).
Em seguida, junte as duas pontas e vá trançando, transpassando uma tira por cima da outra. Tente não apertar muito e deixe o trançado o mais natural possível. Ao finalizar, aperte bem as pontas e esconda-as por baixo. Prontinho!
Viu só como enrolar pão caseiro não é tão complicado assim? Qual destes modelos você mais gostou e vai tentar fazer? Compartilhe as dicas!